Mensaje del presidente
Estimados congresistas,
Orgulha-me anunciar que o Brasil será sede do 1º Congresso Mundial de Urgências e Emergências Pediátricas.
Será um evento híbrido, online e presencial, com três línguas oficiais e tradução simultânea: português, inglês e espanhol.
O evento é uma realização conjunta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e sua organização científica conta com, além dessas duas sociedades, a participação da Sociedad Latinoamericana de Emergencias Pediátricas (SLEPE) e Sociedad Española de Urgencias de Pediatria (SEUP).
Interessante acompanhar a evolução desse evento que que se iniciou como 1º Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas em 2012 e foi aumentando em tamanho e importância evoluindo para Brasileiro em 2015 e Latino-americano em 2018 e 2023.
Nessa 5ª edição alcançou a grandeza de um evento global. Um congresso pioneiro que mostra o empreendedorismo das sociedades de pediatria brasileiras.
O evento tem o apoio de 33 sociedades médicas e redes de pesquisa internacionais, incluindo: American Academy of Pediatrics (AAP), American College of Emergency Physicians (ACEP), International Federation for Emergency Medicin (IFEM), European Society for Emergency Mewdicine (EUSEM), Australasian College for Emergency Medicine (ACEM) e 28 outras ao longo de todos os continentes.
Contamos também com 43 palestrantes internacionais de todo o planeta, mostrando o alcance global do evento.
As atividades são variadas, distribuídas em 4 salas de exposição simultâneas, com a preocupação de garantir interação entre plateia e palestrantes. Ninguém perderá nenhuma atividade, pois elas ficarão disponíveis aos congressistas por 3 meses no site do evento.
Haverá uma premiação inédita aos melhores trabalhos enviados, como estágio de observador no Departamento de Emergência do Children’s National Hospital de Washington-DC e publicação na Revista Emergencias Pediátricas.
É um congresso de pediatria geral voltado para a discussão acadêmica do atendimento das agudizações e manifestações graves das doenças em crianças.
Um evento concebido e ministrado por emergencistas pediátricos, não só para pediatras que atuem em serviços de emergência, mas para todos que atendam crianças com manifestações graves de doenças gerais em ambulatórios, enfermarias e terapias intensivas.
Además de los temas clínicos, se abordarán temas como calidad, seguridad, gestión, enseñanza, bienestar médico, entre otros.
Acredito que seja uma oportunidade única de aprendizado mútuo e troca de experiências que enriquecerá a todos do ponto de vista profissional e pessoal, e que culminará com um atendimento melhor e mais organizado da criança gravemente doente.
Esse é o nosso principal objetivo.
¡Invito a todos a participar de esta celebración!
Un abrazo y hasta pronto,

Dr. Hany Simon Junior
Presidente del 1º Congreso Mundial de Urgencias y Emergencias Pediátricas









